Já pensou um processo de protagonismo social com muita gente criAtiva e instituições engajadas na construção de escolas mais sustentáveis?
Com objetivo de criar coletivamente um cardápio de aprendizagem, orientado à formação de educadores ambientais nas escolas, o projeto CriAtividade e Educação Ambiental realizou quatro oficinas de formação e co-criação de atividades educadoras na área. O conteúdo do curso estimulou a reflexão crítica e dialógica através de diversos temas, entre eles: escolas sustentáveis e sociedades sustentáveis, temáticas problematizadoras socioambientais como agroecologia e consumo, a potencialidade de atividades artísticas e lúdicas, participação social e autoconhecimento.
Tal processo gerou a criação de 19 atividades em momentos presenciais das oficinas, a partir dos grupos que ser formaram por temas de interesse e mais 15 atividades enviadas até o presente momento por apoiadores do projeto. As atividades compreendem diversos temas como: o senso de comunidade na escola, a criação de acordos coletivos, água e saúde, a criação de cardápios de aprendizagem nas escolas envolvendo toda a comunidade escolar, água, agroecologia, entre outros.
Participaram da oficina um público diversificado envolvendo diversos atores de comunidades escolares como estudantes universitários, professores, ONGs, empresa, setor público e conselho municipal. Mais informações e o detalhamento de cada encontro pode ser encontrado na aba "Notícias" desse site.
Acreditamos que a partir da troca de experiências podemos contribuir para a transição para escolas mais sustentáveis e consequentemente na formação de cidadãos comprometidos com sociedades sustentáveis. E por isso a participação de múltiplos atores da sociedade é importante nesse processo.
Nesse momento, está sendo realizada a sistematização e revisão das atividades para posterior publicação. Estamos na fase de formar parcerias para viabilizar a publicação em meio eletrônico e impresso, bem como - se possível - distribuir o material para as escolas e espaços educadores no município. Se você tiver algum contato ou interesse em contribuir, entre em contato conosco.
Para saber mais sobre nossa concepção sobre sociedades sustentáveis e cardápio de aprendizagem, temos como principais referências o Tratado de Educação Ambiental e Responsabilidade Global para Sociedades Sustentáveis, Municípios que Educam para Sustentabilidade e o texto "Cardápio de Aprendizagem", na publicação Encontros e Caminhos.