top of page

Notícias

Oficina VI e Celebração - relato

 

O quarto, e último encontro, focou na avaliação e celebração do processo vivido. Os sub grupos entregaram e apresentaram as atividades que co-criaram. A inspiração veio com a fala de Karine Faleiros (Iandé) sobre a arte, ludicidade e educação. Foram firmados acordos sobre a sistematização, revisão e publicação das atividades pela equipe realizadora do projeto. Um ponto de destaque foi a arte que permeou de forma transversal todas as atividades daquele dia. Os participantes fizeram avaliação do processo em sub grupo e apresentaram a essência em uma intervenção artística visual, musical ou teatral. Houve também um momento de reflexão individual numa proposta de relaxamento profundo de recordação do processo como um todo.

 

 

  

 

 

Oficinas IV e V - relato

 O dia 8 de outubro foi o terceiro dia do procesoo de co-criação das atividades do projeto "CriAtividade e Educação Ambiental". Começamos o dia com uma feira de trocas elucidando o tema do consumo consciente, abordado logo em seguida por Ana Meira – educadora do programa USP Recicla. Seguimos com a criação das atividades durante a manhã.
 No período da tarde foi a vez de Cristiano Pastor nos provocar (e elucidar) sobre a temática dos espaços educadores.  Finalizamos então os momentos de criação coletiva.

 Oficinas II e III - relato

   No dia 17 de setembro tivemos a segunda oficina do projeto “CriAtividade e Educação Ambiental”, onde começamos o processo de co-criação das atividades.
  Iniciamos o dia com um Sarau, onde os participantes mostraram seus talentos, recitando poesias, cantando e interpretando.  Cristiano Pastor, da Iandé, atuou como “mestre de cerimônia” do espaço.
 Logo depois seguimos com a fala de Denise Alves, da OCA, que nos trouxe a perspectiva da felicidade, tanto no patamar de busca individual quanto como referencial para a construção de política pública e intervenções.Denise também nos inspirou com uma vasta gama de referências, trazendo um pouco da história do Tratado de Educação Ambiental, construído em 1992, e da perspectiva de Boaventura Souza Santos e Michel Foucault.
  Provocados por sua fala, demos início à criação das atividades.  Nesse momento, nos baseamos na metodologia “Open Space”.  

 

Lançamento e Oficina I - relato 

 

Inauguramos o curso “CriAtividade e Educação Ambiental”, no dia 02 de setembro de 2015.
Para abrir com chave de ouro, tivemos  uma apresentação musical de Márcio Sartório, integrante do grupo musical “Corda de Barro”, fundado em 2001 com a proposta de apresentar ao público elementos que elevem o papel da arte na educação ambiental.


A apresentação inspirou o restante da programação, que contou com uma breve exposição da estrutura do curso, feita pela Rachel Trovarelli, da Oca (ESALQ/USP), e com uma mesa redonda intitulada “O cardápio de aprendizagem como possibilidade para construção de escolas sustentáveis” composta por Karine Faleiros, da Iandé, Marcos Sorrentino, coordenador Oca (ESALQ/USP), e Raquel Ventura, diretora da Escola Municipal Francisco Correa.  

 

Lançamento do Projeto - CriAtividade e Educação Ambiental

 

No próximo dia 2/9 as 8h30 será lançado o projeto CriAtividade e Educação Ambiental, uma realização da Oca/ESALQ-USP, Iandé, Programa Ponte e IEMA. O evento será realizado no SESC Piracicaba a partir das 8h30 e contará com apresentação artística de Márcio Sartori (Casado) na abertura do encontro.

 

Em seguida haverá a mesa redonda: "O Cardápio de Aprendizagem como possibilidade para construção de escolas mais sustentáveis" com participação de Raquel Ventura (diretora da Escola Municipal Franscisco Correa) contando sobre os desafios e potencialidades da educação ambiental no ensino formal na perspectiva de Escolas Sustentáveis; Karine Faleiros (Iandé) dialogando sobre o processo de construção participativa de um cardápio de aprendizagem - a experiência do projeto Pisca; e Marcos Sorrentino nos provocando sobre utopia e conjuntura no contexto da transição para sociedades sustentáveis.

 

bottom of page