Escolas Sustentáveis
Texto e desenho: Carolina Antunes
A transformação de uma escola em um espaço educador sustentável é sem dúvida um ato revolucionário. Através da ressignificação do espaço escolar, bem como das vivências, se constrói a cada dia um novo modelo de sociedade. Não há como realizar uma educação ambiental transformadora sem que haja mudanças da consciência crítica dos funcionários, professores, estudantes e suas famílias. Dos atuais padrões de competição, alienação e individualismo presentes em nossa organização social, até os tempos e grades horárias da escola... aos poucos tudo deve ser olhado com atenção. Ampliar a percepção crítica começa pela nova delimitação do território escolar para incluir de forma cada vez mais ativa a comunidade na qual a escola se insere. Encontrando soluções locais para as dificuldades de cada comunidade escolar pode-se desenvolver a valorização da cultura local, bem como ampliar o sentimento de pertencimento.
A escola sustentável tem a intenção de educar pelo exemplo e irradiar sua influência para as comunidades nas quais se situa. A transição para a sustentabilidade nas escolas é promovida a partir de quatro dimensões inter-relacionadas: espaço físico, gestão, currículo e relação com a comunidade. A busca da sustentabilidade em cada uma dessas dimensões deve ser um processo gradual e cooperativo, desenvolvendo a autonomia e autenticidade.
É necessário que haja iniciativa dentro de cada comunidade escolar para que a transição possa ser realizada. Porém é um grande desafio avançar sem o apoio de políticas públicas que fomentem a autonomia de cada escola.
De acordo com Padilha, (2003), cada unidade escolar deve respeitar seu ritmo, considerando sua história e os sonhos na caminhada rumo à sustentabilidade. Deve- se utilizar um processo de educação continuada e que incentive as manifestações artísticas populares. Acreditamos que os bons encontros são os grandes responsáveis pela mudança e através da realização de mutirões e outras ações, as escolas podem fomentar espaços que integrem a comunidade escolar e promovam a construção coletiva.
Para aprofundar no assunto, consulte: